top of page

ARTIGOS

Neste espaço, disponibiliza-se um acervo de artigos dedicados à temática em questão, reunindo pesquisas e reflexões relevantes

foto artigo_edited.jpg

O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ POR MEIO DAS LIBRAS

Resumo

Este artigo tem como objetivo central relatar como se dá o ensino da matemática para os alunos com surdez por meio da língua de sinais, destaca o acontecimento marcante da criação do instituto e a promulgação da lei de Libras. Apontar as evidências significativas do ensino bilíngue, sendo a língua de sinais como L1 e a língua portuguesa como L2, também abordar a necessidade da capacitação dos professores para garantir uma educação inclusiva e de qualidade de um currículo adaptado e estratégias que dão apoio para o desenvolvimento dos alunos surdos. Portanto, conclui-se que o processo do ensino da matemática para o estudante surdo necessita priorizar a comunicação da sua língua materna como L1, que é libras e a experiência visual visando favorecer a aquisição de conceitos matemáticos, respeitando as diferenças, a cultura e as especificidades do aprendiz surdo.

foto artigo_edited.jpg

COM A PALAVRA, O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O INTÉRPRETE DE LIBRAS

Resumo

Este trabalho é resultado dos estudos sobre a inclusão de alunos surdos nas aulas de Matemática e da imersão nos estudos de Bakhtin. Nesse sentido, foi proposto analisar os discursos de um professor de Matemática e de um intérprete de Libras sobre a inclusão, numa perspectiva bakhtiniana. Para tanto, foram considerados excertos de entrevistas feitas na pesquisa de mestrado sobre o que esses sujeitos pensam sobre a inclusão e deles foram construídas análises a partir de conceitos de enunciado, discurso e diálogo de Bakhtin. Os resultados apontam para uma enunciação concreta por parte dos sujeitos em torno dos sentidos que eles possuem sobre a inclusão nas atividades laborais deles, além de que há um dialogismo também com o pesquisador proveniente do gênero discursivo entrevista.

bottom of page